Rede H - Rede de Estudos sobre Habitação

Artigo 25º

  1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

in Declaração Universal dos Direitos Humanos

Rede H - Rede de Estudos sobre Habitação

A Rede H reúne membros individuais ou coletivos interessados no tema da habitação provenientes da academia, sociedade civil, entidades do terceiro setor e de instituições públicas e privadas. A rede abrange as diversas regiões portuguesas, contribuindo para a partilha de conhecimento e para a consolidação deste campo de estudos no país.

Visão

Ser uma rede colaborativa de referência em estudos de habitação a nível nacional e europeu.

Objectivos

A Rede H possui dois objetivos principais. O primeiro está relacionado com a investigação realizada no campo de estudos de habitação e o segundo com a aproximação dos estudos de habitação com o contexto não-académico. Cada objetivo principal divide-se em objetivos secundários que apoiam a concretização da visão da Rede H.


  1. Desenvolver a colaboração ​dentro do campo de estudos de habitação.

  • Facilitar a criação de projetos e grupos de trabalho;

  • Articular estudos em contextos territoriais diferentes;

  • Aproximar grupos e indivíduos com interesse de investigação similar, evitando a sobreposição dos estudos realizados;

  • Partilhar resultados e dados - outputs de investigação, dados trabalhados e, possivelmente, dados brutos.


  1. Potenciar a visibilidade dos estudos de habitação para fora do contexto académico e de outros contextos especificamente interessados no tema (p.e. ativismos, imobiliário).

      • Contribuir para a deliberação pública através da participação ativa no debate público;

      • Facilitar o acesso a jornalistas, políticos, técnicos, e demais interessados, a estudos e resultados de investigação, através de um repositório organizado por temas chave e com prioridade a material de acesso aberto;

      • Estimular o debate público sobre habitação e o conhecimento necessário neste campo. ​


Valores

Os princípios, preceitos e valores da Rede regem-se em harmonia com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, na garantia dos direitos civis e políticos e na salvaguarda dos direitos económicos, sociais e culturais.